Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Jaraguá do Sul

Matéria

/Início/Matérias

/Jaraguá do Sul sedia ...

Jaraguá do Sul sedia a primeira ação do Programa de Desenvolvimento Regional de Taekwondo

11/09/2023 17:30
null
Segundo informações da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o Programa de Desenvolvimento Regional (PDR) tem por finalidade desenvolver as 5 regiões do país no âmbito competitivo do Taekwondo nacional na modalidade Kiorugui. O programa será executado no formato de treinamento de campo para atletas e técnicos com ações direcionadas para: treinos técnicos/específicos para competição, avaliações físicas e antropométricas, além de capacitações para os treinadores.

"O PDR visa atingir os atletas das categorias cadete e juvenil das seleções estaduais com idade entre 12 a 17 anos, além do treinador pessoal de cada atleta participante, com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de jovens talentos e transformar a prática dos treinadores nas categorias de base", complementou o Coordenador das Categorias de Base do Brasil.

As ações serão executadas regionalmente, com previsão de acontecer de 4 em 4 meses em cada região do país (norte, sul, nordeste, sudeste e centro oeste), por federações estaduais que tem o interesse em elevar o nível competitivo da região. Cada ação se dividirá em dois momentos distintos: o primeiro momento houve o treinamento técnico/específico e avaliações do atletas. O segundo momento (noite), foi a vez da capacitação para treinadores e palestras para atletas e técnicos, ministrados pelos componentes da comissão técnica da CBTKD.

A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Professora Natália Lúcia Petry, lembrou que a parceria entre a SECEL, FCTKD e CBTKD já vem sendo fortalecida desde 2017, com a implantação do Programa Bolsa Técnico Desportivo e a contratação de dois Mestres de Taekwondo.

null

"Em 2018, recebemos um programa de treinamento da Seleção Juvenil, com a presença da campeã mundial e medalhista olímpica, Natália Falavigna. Em 2019, recebemos o Credenciamento Técnico Anual com a capacitação de Árbitros, em fevereiro e dezembro. Jaraguá do Sul já entrou definitivamente no roteiro de eventos das federações e confederações de diversas modalidades, pela estrutura que oferece para esses grandes eventos", concluiu a Secretária Natália.

null

As ações do PDR serão um “laboratório CBTKD” para oportunizar atletas e técnicos no Projeto Radar 2028 e seleções de base, desta forma fortalecendo as federações participantes e valorizando o trabalho dos treinadores pessoais dos atletas que estão iniciando no ambiente competitivo, oportunizando ao maior número de filiados a informação e o desenvolvimento continuo profissional.

Para participar do evento o atleta e treinador devem estar filiado e com suas obrigações estatutárias em dia com a CBTKD e com sua Federação Estadual de origem, os atletas devem compor as seleções de base do Estado de origem, contemplados dois atletas por peso em cada categoria.

As ações do PDR não são de caráter obrigatório para atletas e técnicos, ficando por conta dos atletas e técnicos todos os custos e logística para a ação.

• Objetivos:

*Descoberta e desenvolvimento de talentos;
*Capacitação e mentoria dos treinadores das cinco regiões do país;
*Diminuição da media de idade dos atletas brasileiros em destaque internacional nas principais competições do cenário;
*Dados antropométricos: traçar o perfil dos atletas nacionais das categorias de base;
*Dados Coletados dos treinadores para traçar um perfil do treinador Brasileiro construído em todas as regiões do país;
*Continuidade no aperfeiçoamento do programa após tratamento de dados adquiridos construindo intervenções mais assertivas;

Jaraguá do Sul foi representado pelas equipes IMA e HT, ambas apoiadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Pelo Instituto Mestre Allan, estarão participando os atletas nas respectivas categorias:

Stefani Maria Roteski, até 55 kg;
Isabelle Maestri Dalapria, até 59 kg;
Pedro Henrique da Silva Cidral, até 51 kg;
Bruno Vinicius Limberger, acima de 78 kg;
Alessandra Trevisan, técnica.

null
Da esquerda para a direita: Stefani, Isabelle, Luísa que não participará, Alessandra, Pedro e Bruno | Foto: Arquivo Pessoal

Já na equipe da HT, participarão:

Hector Andreghetoni Berthi, até 68 kg;
Gustavo Picinini,  até 53 kg;
Luana Ferreira Ribeiro, até 53 kg;
Julia Brenda, até 49 kg;
Helton Berthi, técnico.

null
E: Hector, Gustavo, Luana, Julia e Helton.

Redes sociais
Logo do rodapé
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e LazerEndereço: Rua Gustavo Hagedorn - 636Jaraguá do Sul - SCCEP: 89252-265
Telefone: (47)3270-4300
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft