Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Matéria

/Início/Matérias

/Emancipação Política ...

Emancipação Política de Jaraguá do Sul - Cerimônia homenageará famílias de imigrantes alemães

15/03/2024 15:00
No dia 26 de Março de 1934, Jaraguá do Sul conquistava a autonomia político-administrativa e passava a ser realmente um município. Uma data que era pouco lembrada, antes da criação da Lei  Nº 5526/2010, de autoria da então Vereadora Professora Natália Lúcia Petry, que instituiu a homenagem.

null
Centro do Distrito de Jaraguá nos anos 1920: onde hoje fica a conexão entre a avenida Marechal Deodoro da Fonseca e a rua Procópio Gomes de Oliveira. Acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

"Não podemos confundir com o dia 25 de julho, onde iremos comemorar os 148 anos da colonização do nosso município. A emancipação política, que completa 90 anos no próximo dia 26 de março, é uma espécie de 'certidão de nascimento' da comunidade como um município autônomo ", lembrou a Professora Natália, titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Um resumo da nossa história

null
Recorte da edição 734 do jornal “O Correio do Povo”, de 9 de junho de 1934, com a primeira resolução do prefeito José Bauer, também aprovada pelo Conselho Consultivo. Acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina/ Hemeroteca Digital Catarinense

No dia 8 de abril de 1934, foi realizada a sessão solene de instalação do Município de Jaraguá do Sul, no então edifício da Intendência Municipal. Nessa ocasião, foi empossado, como primeiro prefeito do novo Município, José Bauer, e Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo, como membros do Conselho Consultivo.

null
Recorte da edição 824 do jornal “O Correio do Povo”, de 14 de março de 1936, com os resultados das eleições, por seção. Acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina/Hemeroteca Digital Catarinense

Em 1936, os primeiros vereadores eleitos foram Emanuel Ehlers, Ricardo Gruenewald, Waldemar Grubba, Francisco Mees, Arthur Müller, Ignácio Salomon e Emílio da Silva. No dia 21 de abril de 1936, foi empossado Leopoldo Augusto Gerent, como prefeito de Jaraguá do Sul, e, em 30 de abril de 1936, realizada a primeira sessão extraordinária.

Avenida Getúlio Vargas -  Acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Como ocorre anualmente, personagens importantes da história de Jaraguá do Sul, são homenageados, nessa data. Em 2023, os servidores públicos com mais tempo de serviço efetivo, foram agraciados com a homenagem.
Neste ano, serão homenageadas as famílias dos imigrantes alemães, que começaram a chegar em 1890 e foram se estabelecendo, produzindo e ajudando a transformar a pequena colônia no pujante município que conhecemos hoje.

Famílias homenageadas:
  • Família Schubert
  • Família Czerniewicz
  • Família Horst
  • Família Vasel
  • Família Vogel
  • Família Marquardt
  • Família Mathias
  • Família Hertel
  • Família Walther
  • Família Eggert
  • Família Bartel
  • Família Moeller
Uma homenagem com um significado mais profundo, pois neste ano, estamos comemorando os 200 anos da imigração de povos de língua alemã ao Brasil. Ainda não eram conhecidos como "alemães", pois a Alemanha só passou a existir como país, quase 50 anos após, em 1871, apesar dos chamados "povos germânicos", que habitavam o norte da Europa, contarem com mais de dois milênios de história.
A cerimônia será realizada no dia 26 de março, às 19h, no Pequeno Teatro SCAR, e contará com apresentação especial da Orquestra de Câmara da SCAR.
Logo do rodapé
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e LazerEndereço: Rua Gustavo Hagedorn - 636Jaraguá do Sul - SCCEP: 89252-265
Telefone: (47)3270-4300
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft