Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

/Dance Colors Festival...

Dance Colors Festival em Jaraguá do Sul

13/02/2024 15:00

Pela primeira vez num parque público de Jaraguá do Sul, o "Dance Colors Festival" promete muita dança e muito colorido para o Parque Linear da Via Verde, na tarde do domingo, dia 18 de Fevereiro. Programado para acontecer em Dezembro de 2022, transferido para Fevereiro de 2023 e novamente adiado em virtude da fortes chuvas, dessa vez a previsão do tempo promete ajudar. Pela meteorologia, o tempo será bom, podendo até ocorrer pequena pancada de chuva, mas após o evento.

Criado na India, o colors festival consiste em reunir muitas pessoas por meio da dança, muita música e seu ponto máximo é quando os participantes lançam o pó colorido para o alto, causando um fantástico efeito visual.

Foto: Lufthansa "Tudo sobre o Holi Festival"

O Gulal, utilizado para colorir o evento, é um pó orgânico composto de amido de milho e corante alimentar, que não causa qualquer dano à saúde nem ao meio ambiente. A coordenação do evento só alerta que pode causar um desconforto se atingir os olhos, mas é facilmente removível com água.  O produto não mancha as roupas.

Foto: Lufthansa "Tudo sobre o Holi Festival"

O Dance Colors Festival é um evento que já se espalhou pelo mundo e foi baseado na tradicional festa da India, o "Holi Festival", onde se comemora a chegada da primavera e o fim do inverno, que acontece entre os meses de Fevereiro e Março, naquele país, tomando conta das ruas em quase todas as cidades. A festança se assemelha bastante ao nosso “carnaval” pelo menos na parte de envolver muita musica, dança e alegria.

Diz a tradição hinduísta, que o momento simboliza a vitória do bem contra o mal e as cores atraem boas energias para todos.

O significado do pó colorido, na tradição indiana:

• Amarelo: piedade / humildade / saúde
  • Laranja: otimismo / alegria
  • Azul: calma
  • Vermelho: pureza / fertilidade / beleza
  • Rosa: amor
  • Verde: vitalidade / força

Fonte: Lufthansa "Tudo sobre o Holi Festival"

Assim, para os indianos, todas as pessoas que aceitam receber esses pós coloridos estão dispostos a ter uma vida mais feliz, diz a tradição.

Foto: Lufthansa "Tudo sobre o Holi Festival"

O Professor de Dança Luiz Ramos, idealizador do evento, convidou dez professores de academias da região para participarem com seus alunos. Os bailarinos do Studio Liss, que estiveram em Cancún, México, e conquistaram dez títulos do Festival Mundial de Dança, já garantiram a presença no domigo. Serão trezentos pacotinhos com diversas cores, garantindo um lindo espetáculo.

null

Às 15h, o Studio Liss abre oficialmente o evento, com a apresentação das coreografias exibidas no México. Logo após, os professores sobem ao palco para iniciar o "esquenta", com muita dança e a organização começará a distribuição dos 300 pacotinhos de Gulal para os participantes.

nulle

Haverá uma contagem regressiva para que todos lancem os pacotinhos ao mesmo tempo, criando um colorido espetacular.  A dança segue até às 17h, quando será encerrado o evento.

Para evitar que seja utilizado outro tipo de produto, a coordenação do evento fará a distribuição gratuita dos kits com diversas cores de Gulal aos participantes. Não será permitido a utilização de qualquer outro tipo de pó colorido.

Luiz Ramos sugere que todos utilizem roupas brancas para que o efeito das cores seja mais visível.

Serviço:

• Evento: Dance Colors Festival
  • Local: Parque Linear Via Verde
  • Data: Domingo - 18/02/2024
  • Horário: 15h
  • Evento gratuito

Realização: Luiz Ramos - Dance y Dance
Apoio: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Logo do rodapé
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e LazerEndereço: Rua Gustavo Hagedorn - 636Jaraguá do Sul - SCCEP: 89252-265
Telefone: (47)3270-4300
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft